Rolando Toro

rolando+toro+contemplativo

Rolando Toro Araneda nasceu em Concepción, Chile, em 19 de abril de 1924.

Psicólogo e antropólogo lecionou Psicologia da Arte e da Expressão na Pontifícia Universidade Católica do Chile e Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade do Chile, bem como realizou pesquisas sobre a expansão da consciência e sobre a criatividade. Foi nomeado professor emérito da “Universidade Abierta Interamericana de Buenos Aires, Argentina. Foi também poeta e pintor, publicou vários livros de poesia e de psicoterapia e também fez exposições de pintura no Brasil e na Itália. Em 2001, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por sua criação, a Biodanza.

Rolando buscou inspiração em fontes antropológicas e etnológicas, nas ciências da vida, para a criação de um sistema integrador. Entre os anos de 1968 e 1973 começou suas experiências com a Biodanza (chamada neste período Psicodanza). Aplicou este sistema no Hospital Psiquiátrico de Santiago e no Instituto de Estética da Universidade Católica de Chile.

Toro viveu no Chile, Argentina, Brasil e Itália, e até o momento da morte, foi presidente da Biocentric International Foundation (IBF), entidade que coordena o sistema Biodanza em todo o mundo.

Anúncios